Citologia
Anatomia e Fisiologia

Citologia

A citologia também pode ser chamada de biologia celular, e remete ao estudo da estrutura e da função das células.

Em resumo, as células realizam diversas reações químicas que geram e mantem os processos vitais do organismo. Assim, elas são unidades estruturais e funcionais vivas envoltas por membranas. Essas unidades surgem a partir de células existentes através da divisão celular.

Partes De Uma Célula

  • Membrana plasmática: é a superfície externa da célula, separa o tudo que tem dentro da célula do meio externo. Tem o papel de barreira seletiva, ou seja, regula o fluxo de tudo que entra ou sai da célula, assim estabelece e mantem o ambiente adequado para as atividades celulares normais.

Citoplasma: é todo o conteúdo celular entre o núcleo e a membrana celular. Composto por citosol e organelas.

  • O citosol é a parte líquida do citoplasma – líquido intracelular (água, solutos dissolvidos e partículas suspensas). Onde encontram-se os diversos tipos de organelas, onde cada uma tem um formato e função específicos.

A saber, exemplos de organelas seriam os ribossomos, citoesqueleto, complexo de Golgi, reticulo endoplasmático, lisossomos, peroxissomos e mitocôndrias.

Núcleo: é uma organela grande que comporta a maior parte do DNA da célula. Assim, dentro do núcleo, cada cromossomo (molécula única de DNA associada a diversas proteínas), contém milhares de unidades hereditárias chamadas de genes (controlam os principais aspectos da estrutura e função celular).

Célula corte transversal
Célula corte transversal. Princípios de anatomia e fisiologia / Gerard J. Tortora, et al.]. – 14. ed. 2016.

Fonte:
Princípios de anatomia e fisiologia / Gerard J. Tortora, Bryan Derrickson; tradução Ana Cavalcanti C. Botelho… [et al.]. – 14. ed. – Rio de
Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *