Implantodontia
Saúde do idoso

Implantodontia: conheça mais sobre esse procedimento

Advertisements - AWG

Assim como em qualquer outra profissão, a odontologia é uma que tem diversas áreas, ou especialidades. Como é o caso da ortodontia, endodontia e a implantodontia. Com isso, entenda mais sobre a última citada e os seus diversos benefícios. 

De forma resumida, a implantodontia é uma área de especialidade da odontologia que realiza implantes dentários e promove um tratamento para quem teve a perda de alguns dos dentes. 

Vale mencionar, inclusive, que o implante serve tanto para quem perdeu um ou mais elementos dentários.

Ou seja, para os indivíduos que perderam os dentes, existem duas opções que seriam o implante ou uma prótese dentaria.

Entretanto, a maioria dos dentistas costumam indicar o uso de um implante por ser algo que apresenta resultados mais satisfatórios. 

Isso tudo devido ao fato dos implantes usarem uma tecnologia que não para de apresentar avanços, com eficientes técnicas que são aplicadas. 

Desse modo, a implantodontia é apenas uma especialidade da odontologia que realiza os implantes. 

Caso queira descobrir mais sobre a implantodontia, a sua importância e para que serve, basta continuar a leitura. 

Em quais casos serve a implantodontia? 

Assim como visto anteriormente, a implantodontia é uma especialidade que cuida da perda dos dentes. Ou seja, eles são os responsáveis por colocar um implante dentário

Um implante, nada mais é do que um pino que fica preso nos ossos que fazem a sustentação da raiz dos dentes naturais. Então, eles substituem os elementos dentários que foram perdidos. 

Além disso, o implante tem uma outra diferença das próteses, já que com elas, não tem como fazer a movimentação. 

Por isso, existem alguns casos específicos em que o implante é recomendado. Portanto, vejam quais são: 

  • Mastigação;
  • Problemas na fala; 
  • Posição da arcada; 
  • Autoestima.

Entenda mais sobre cada um desses casos de um jeito aprofundado para compreender todos os benefícios de um implante. 

  1. Mastigação

Cada dente tem um papel fundamental na mastigação de todos os alimentos. Ou seja, na perda de qualquer um, se torna muito difícil realizar a ingestão de qualquer comida. 

Por conta disso, um profissional de implantodontia consegue auxiliar nisso, para ter uma mastigação correta. 

  1. Problemas na fala 

Dependendo de qual dente é perdido, se torna muito difícil articular alguns sons na fala. Por conta disso, um implante se torna muito importante para que a pessoa sinta confiança no momento de se expressar. 

  1. Posição da arcada

Quando ocorre a perda de um dente, acontece também uma falha óssea, o que pode gerar um desalinhamento na raiz, prejudicando toda a posição da arcada dentária. 

Advertisements - AWG

Portanto, é preciso procurar por “preços de implantes dentários” para conseguir encontrar um excelente profissional de implantodontia para melhorar toda a posição da sua arcada. 

  1. Autoestima

Quando ocorre a perda de qualquer dente e consequentemente, uma falha na arcada dentária, gera um conflito na autoestima, uma insatisfação com a própria aparência e restringe a liberdade de socializar com os indivíduos no geral. 

Então, é preciso procurar um profissional de implantodontia para a resolução desses casos e assim, recuperar de maneira completa a autoestima das pessoas. 

Portanto, é possível afirmar que um implante é tão fundamental para a autoestima de alguém, quanto um clareamento dentário

Esses são todos os casos em que um profissional de implantodontia pode atuar. Vale mencionar que o procedimento pode ser feito por qualquer indivíduo acima de 18 anos. 

Como funciona o processo? 

No momento em que foi visto a importância e todos os benefícios de procurar um profissional de implantodontia, é hora de saber o processo para implantar um. 

Porém, antes de mais nada, é preciso saber que existem diversos tipos de implantes para serem aplicados, que são: 

  • Implante unitário;
  • Implante de carga imediata;
  • Implante dois por três;
  • Implante com prótese protocolo;
  • Implante overdenture. 

Entenda mais sobre o processo de aplicação de cada um desses modelos de implante. 

  1. Implante unitário

Criam a instalação de um pino para cada dente que será substituído. Ele é indicado para quem perdeu elementos dentários aleatórios. 

  1. Implante de carga imediata

Nesse caso, é feito um processo cirúrgico, em que o paciente já sai do consultório com uma prótese instalada. 

  1. Implante dois por três 

Esse é o ideal para quem perdeu dois ou três dentes de uma única vez. Nessa ocasião, é confeccionada uma prótese que possui os 3 elementos dentários e então, fixam dois pinos.

  1. Implante com prótese protocolo

Esse é o ideal para quem precisa substituir todos os dentes da arcada dentária. Nisso, é instalado uns 4 implantes e com eles, é colocada uma prótese por completo, que se mantém presa por parafusos. 

  1. Implante Overdenture 

Todo o processo de colocação desse implante é igual ao do protocolo. Porém, nesse modelo, são instalados apenas 2. 

No geral, o processo de aplicação dos implantes são pinos encaixados na base óssea dos dentes e causa uma sustentação na raiz da arcada. Ele não costuma causar dor, pelo fato dos pacientes estarem anestesiados. 

Após todo o procedimento, é preciso tomar algumas precauções, como o próprio hábito da escovação diária e visitas regulares ao dentista a cada 6 meses. 

Além disso, é importante evitar alimentos e bebidas que coloquem o implante em risco. Ou seja, basta procurar por um bom especialista e seguir todas as orientações dadas por ele. 

Para achar um bom especialista em implantodontia, basta fazer uma boa pesquisa, como por exemplo “preço clareamento dental”, porque apesar de serem procedimentos diferentes, é possível achar bons consultórios que fazem ambos os serviços.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Advertisements - AWG

Deixe uma resposta

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, ajude-nos desativando esse bloqueador de anúncios.

 
Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO