PELE
Anatomia e Fisiologia

Resumo Sobre a Pele

Primeiramente, o Tegumento comum é formado por pele, pelos, glândulas sebáceas e sudoríferas, unhas e receptores sensitivos.

Funções do Tegumento Comum

Este, protege o corpo, ajuda manter constante a temperatura corporal, fornece informações sensitivas em relação ao ambiente externo, armazenar sangue, excretar e absorve substâncias e produz a vitamina D.

Dentre todos os órgãos do corpo, a Pele é o mais fácil de inspecionar e também está mais exposto a doenças, infecções e lesões. Portanto, por ser visível a pele nos permite identificar desequilíbrios na homeostase do corpo, como por exemplo, a cor amarelada da pele, que indica icterícia ou a cor azulada que indica hipóxia.

Estrutura da Pele

A pele pode ser chamada de cútis (chique hein?!).

Esse órgão cobre toda a superfície corporal, dessa forma, é considerado o maior órgão do corpo em peso. Em adultos, a cútis cobre uma área de aproximadamente 2 m2 e pesa de 4,5 a 5 quilos, ou seja, cerca de 7% do peso corporal. Assim, recebe cerca de 1/3 de todo sangue que circula no organismo.

A saber, a pele é constituída de duas partes principais. A parte superficial e mais fina, formada por tecido epitelial, chama de epiderme. E a parte mais profunda e espessa de tecido conjuntivo, a derme. A epiderme é avascular e a derma é bem vascularizada.

Além disso, abaixo da derme sem fazer parte da pele, está a tela subcutânea ou hipoderme. Então, nessa região é armazenada gordura e encontram-se grandes vasos sanguíneos, responsáveis pela nutrição da pele. Na hipoderme e as vezes na derme, estão as terminações nervosas, os corpúsculos lamelares (de Pacini – sensíveis à pressão).

Epiderme

A saber, a epiderme é formada por epitélio estratificado escamoso queratinizado, onde são encontradas quatro tipos principais de células:

  • Os queratinócitos, cerca de 90% das células, são organizados em quatro ou cinco camadas e produzem a proteína queratina*.
  • Os melanócitos correspondem a cerca de 8% das células epidérmicas, que são produzidas a partir do ectoderma do embrião em desenvolvimento e sintetizam melanina**.
Queranócitos e Melanina
Fonte imagem: Princípios de anatomia e fisiologia / Gerard J. Tortora, et al. – 14. ed. 2016
  • As células de Langerhans, oriundas da medula óssea vermelha, atuam nas respostas imunes contra microrganismos que invadem o sistema imunológico, ou seja, o reconhece e o destrói.
  • As células de Merkel, estão localizadas na parte mais profunda da epiderme, participam das sensações do tato (toque).

*Queratina – proteína fibrosa rígida, que ajuda na proteção da pele e os tecidos subjacentes do calor, substâncias químicas e abrasões.
**Melanina – pigmento amarelo avermelhado ou castanho-escuro que atua na coloração da pele e também absorve os raios ultravioleta.

Curiosidade raios ultravioleta

O padrão epidérmico é determinado geneticamente e é único para cada indivíduo.

Camadas da Epiderme

Na maior parte do corpo a epiderme tem quatro estratos ou camadas. Na região da pele fina, as camadas do mais externo para o mais interno são – estrato córneo, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato basal.

Já onde a exposição ao atrito é maior, por isso chamada de pele espessa, como pontas dos dedos, palmas das mãos e plantas dos pés, a epiderme irá apresentar cinco camadas, estrato córneo espesso, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato basal.

Estratos da pele
Fonte: Google imagem. Edição: Anna na Saúde
Acima da lâmina basal deveria estar o Estrato basal, mas neste modelo não está presente.

Derme

Antes de mais nada, a derme é fundamental para a sobrevivência da epiderme, sendo formada por tecido conjuntivo não modelado, que contém fibras elásticas e colágenas. Essa rede de fibras apresenta grande resistência elástica (elastina).
Assim, a derme é capaz de esticar-se e retornar ao estado original. É mais espessa que a epiderme, também dependendo da região do corpo, sendo mais grossa por exemplo nas palmas das mãos e plantas dos pés.

Curiosidade elasticidade da pele

Entretanto, as células presentes na derme são poucas, sendo predominante os fibroblastos, macrófagos e poucos adipócitos próximo à hipoderme. Os nervos, vasos sanguíneos, glândulas e folículos pilosos estão inseridos na derme.

Divisões da Derme

A derme é divida em duas regiões, sendo elas região papilar e reticular.

  • A Região Papilar fornece cerca de um quinto da espessura da camada total, onde são encontradas fibras elásticas e colágenas finas. A área de espessura aumenta muito em função das papilas dérmicas*.

* estruturas pequenas com formato de mamilo, abaixo da epiderme; algumas contêm corpúsculos táteis (de Meissner). Terminações nervosas diferentes, isto é, originam as sensações de calor, frio, cócegas, prurido e dor.

  • A Região Reticular se liga à tela subcutânea, apresenta feixes de fibras colágenas espessas, fibroblastos e células móveis (ex.: macrófagos).

Fonte:
Princípios de anatomia e fisiologia / Gerard J. Tortora, Bryan Derrickson; tradução Ana Cavalcanti C. Botelho… [et al.]. – 14. ed. 2016.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *