ATM: Entenda essa disfunção e como tratar
Anatomia e Fisiologia

ATM: Entenda essa disfunção e como tratar

Para evitar que problemas aconteçam, como a disfunção na atm, você deve sempre realizar consultas constantes, a fim de antecipar qualquer incômodo, ou até mesmo cuidar, caso esteja passando por um.

Isso porque, cuidar da sua saúde é algo fundamental, e deve ser feito com extrema cautela e com acompanhamento profissional recorrente. 

Uma coisa muito comum entre as pessoas, porém pouco comentada, é que houve um dia em que seu maxilar deu uma estralada, ou sua mandíbula travou. 

Isso é realmente muito comum, porém, se acontecer com uma certa frequência pode ser que você esteja com algum problema, como a dtm, sendo necessário, às vezes, o uso do aparelho de dente.

Portanto, para que você entenda o que é a atm, bem como a dtm, será passado algumas informações de como essa disfunção surge, quais seus sintomas e como você deve tratar corretamente.

Além disso, será ressaltado a importância de um acompanhamento de um profissional da área capacitado.

O que é atm?

Antes de tudo, é relevante entender o que é a atm, para assim poder entender como ocorre a dtm, seus sintomas e como realizar um tratamento adequado, já que, se não for cuidado,  pode ser necessário o uso de um aparelho dentário móvel para resolver este problema.

Atm é abreviatura para articulação temporomandibular, localizada a frente do ouvido, conectado o osso temporal à mandíbula, sendo ela a responsável pelos movimentos que a mandíbula realiza, sendo os principais, o de fechar e abrir a boca. 

Vale constar que essa articulação é composta de ligamentos, menisco e musculatura. A disfunção na atm, DTM, é causada por diversos fatores, e pode muito bem ser um problema crônico. 

Por ela ser uma doença pouco conhecida, ainda não há uma causa definitiva para ocorrer a DTM. Portanto, acredita-se que algumas das principais causas da dtm são, por exemplo:

  • Traumas na mandíbulas, como pancadas;
  • Postura incorreta;
  • Má formação da mandíbula no nascimento;
  • Hábitos não saudáveis, como morder os lábios;
  • Bruxismo.

Por bruxismo ser uma das possíveis causas, caso você possua essa doença, é importante que você vá ao dentista, pois ele irá te recomendar algumas coisas para você diminuir esse sintoma, por isso é pertinente procurar por aparelho por bruxismo onde comprar.

Uma outra causa que é muito comum, é pela movimentação que seus dentes fazem. Caso eles façam movimentos irregulares, ou você coloque eles muito pra frente, para trás ou para os lados trará consequências negativas para a atm. 

Por isso, você deve sempre manter um hábito saudável, não sobrecarregando seus dentes com movimentos prejudiciais.

Dessa forma, é sempre recomendado você manter o acompanhamento profissional adequado, caso você possua problemas bucais, você deve ir de prontidão para um consultório, realizar exames para ver quais problemas você tem e como consertar. 

Nesse caso, pode ser necessário colocar facetas nos dentes, um dos procedimentos que garantem um sorriso perfeito aos pacientes. 

Sintomas e tratamentos

Agora que já ficou mais claro o que é essa disfunção, é sempre bom salientar quais são os sintomas, principalmente pelo fato desse problema ser pouco comentado, já que ainda não foi descoberto a causa. 

Porém, alguns dos principais sintomas que as pessoas devem se atentar e, se demonstrar esses sintomas, devem ir ao médico o mais rápido possível, são:

  • Dores nos pescoços e nos ombros;
  • Fortes dores de cabeça;
  • Dores na têmpora;
  • Desgaste dental excessivo;
  • Dificuldade ao mastigar.

Por esses problemas serem recorrentes em diversos outros problemas bucais, às vezes o diagnóstico de DTM torna-se difícil, por isso deve ser sempre ressaltado a importância de consultas recorrentes. 

Se não tratado corretamente, pode acabar causando problemas articulares e doenças degenerativas.

Para evitar que essa disfunção se alastre, existem alguns tratamentos recomendados aos pacientes que podem sofrer com esse problema. 

Por ser um processo de cura mais tranquilo, o enfermo não deve se preocupar quanto a isso, porém, não pode ser desleixado, deve sempre seguir a risca tudo que for indicado pelo profissional da saúde

Os principais tratamentos são ortodônticos, portanto, ir ao dentista quando apresentar qualquer um desses sintomas é extremamente importante para que esse problema não se agrave. 

Além disso, pode ser necessário procurar por aparelho ortodôntico transparente preço e conversar com um dentista para saber se o uso dele pode ajudar no tratamento.

Além do método ortodôntico, há vezes que será necessário a realização de fisioterapia, por se tratar de uma disfunção articular. 

Em casa, você pode realizar compressas frias para ajudar no controle da dor que estiver sentindo, mas nunca deixe que esse seja o único tratamento, é sempre consulte o profissional responsável o quanto antes.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.