O uso de aparelhos ortodônticos invisíveis são mais usados: Saiba os motivos
Anatomia e Fisiologia

O uso de aparelhos ortodônticos invisíveis são mais usados: Saiba os motivos

O cuidado da saúde bucal é extremamente importante. Por isso, consultar o dentista é fundamental para uma melhor higiene, você também passa a entender os benefícios do aparelho ortodôntico transparente, e em quais casos é necessário que você o use.

Dessa forma, será comentado quais benefícios esse tipo de aparelho traz, bem como a razão por ele ser mais utilizado pela maior parte das pessoas. Além disso, dicas de como cuidar corretamente do aparelho transparente.

É bom lembrar que esse tipo de aparelho não é útil apenas para alinhar seus dentes, caso você tenha sofrido algum tipo de trauma, por exemplo.

Ele também é muito usado para te deixar contente com seus dentes, já que eles ficarão, após o tratamento completo, alinhados e retos, de uma maneira bem natural.

O que são os aparelhos ortodônticos 

Muito utilizado por pessoas de idades variadas, mas principalmente por crianças e adolescentes, o aparelho ortodôntico é um dispositivo metálico utilizado pelos dentistas em seus pacientes necessitados.

Justamente para fazer o alinhamento dentário quando eles passam por algum tipo de deformação. São semelhantes ao aparelho invisível.

Além disso, serve também para corrigir a posição da sua arcada dentária e seus dentes, para fins estéticos e funcionais.

Tipos de aparelhos 

A quantidade de aparelhos ortodônticos é maior do que se imagina, sendo eles fixos ou removíveis. 

Qual aparelho você vai usar, depende de sua necessidade naquele momento, por isso, realizar consultas ao dentista são fundamentais para compreender o que você está precisando naquele momento.

Por exemplo, aparelhos removíveis como o aparelho dental invisível, são mais recomendados para corrigir pequenos movimentos dentários, ou para realizar a alteração do crescimento ósseo da face. 

Por outro lado, os aparelhos fixos, que normalmente são compostos por braquetes grudados nos dentes, são mais recomendados para clientes que necessitam de um tratamento mais intenso.

Nesse caso difere do uso de aparelho dental transparente, que proporciona um ótimo tratamento sem que o paciente se sinta desconfortável. 

Além disso, têm alguns tipos de aparelhos ortodônticos mais discretos, que podem atender variadas necessidades. Porém, como nos outros casos, o diagnóstico do melhor tipo de aparelho deve ser realizado pelo dentista.

  1. Aparelho estético

Funcionando da mesma força que os aparelhos fixos metálicos, esse tipo de aparelho, mais discreto, promove, gradualmente, o retorno dos dentes para a posição que deveria ser a correta. 

A principal diferença está na sua fabricação, sendo fabricado com materiais translúcidos, como policarbonato, porcelana policristalina, etc.

  1. Aparelho autoligado

É um tipo muito parecido com o aparelho ortodôntico padrão, com a diferença de que esse não depende do uso de braquetes, por isso se torna mais discreto. 

Entretanto, ele têm a mesma finalidade que o aparelho tradicional, usando apenas uma tampa para prender os fios, ao invés dos braquetes.

  1. Invisalign

Esse tipo de aparelho é totalmente diferente do usual, já que não possui toda aquela “burocracia” que o aparelho fixo tem, como:

  • Uso dos fios metálicos;
  • Desconfortos;
  • Dor nos dentes;
  • Restrições rotineiras.

É uma tecnologia nova, que pode ser usada em inúmeros casos diferentes, sendo recomendado em pequenas alterações dentais, até casos mais complexos de alinhamento. 

O que é mais interessante nesse tipo de aparelho é que ele é fabricado com um software 3D, o que permite uma confecção mais adequada e personalizada de acordo com sua necessidade. 

Por isso, esses alinhadores ortodonticos invisiveis acabam se tornando uma ótima opção, caso você esteja precisando.

Vantagens do uso de aparelhos invisíveis

Há motivos para as pessoas estarem escolhendo esse tipo de aparelho, já que trazem diversos benefícios para o paciente, além da preocupação com a higiene bucal.

  1. Totalmente discreto

Muitas pessoas podem ter problemas de autoestima com o uso de aparelhos metálicos e, por mais que sejam bons para a saúde bucal, acabam atrapalhando em como a pessoa se enxerga. 

Já os invisíveis são muito discretos, quase imperceptíveis, podendo gerar resultados parecidos com os metálicos.

  1. Feito sob medida e práticos

Além de ser extremamente preciso, já que é moldado com uma boa precisão, esse tipo de aparelho é muito prático, já que ele pode ser removido para suas atividades diárias, como ir em algum evento importante, uma reunião, ou até mesmo para comer em um restaurante.

  1. Tratamento mais rápido e confortável

Principalmente falando do Invisalign, esse tipo de aparelho com alta tecnologia, permite que o dentista já tenha, de antemão, toda a noção do processo de melhoria da sua arcada dentária. 

Por isso, consegue otimizar o tempo e tornar uma experiência que seria um pouco incômoda, um pouco mais confortável. 
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e retenção de funcionários.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.