Anatomia e Fisiologia

Resumo Oncogênese

No resumo de hoje, iremos falar sobre oncogênese.

Primeiramente, o câncer é o conjunto de doenças que apresentam crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos vizinhos. Podendo ser um tumor maligno ou tumor benigno.

Câncer/Oncogênese
Fonte imagem: Anna na Saúde

Antes de mais nada, se você está lendo esse post, você deve saber que, o Câncer é um problema complexo de saúde pública no Brasil, pela sua epidemiologia e questões socioeconômicas.

Se você já estudou divisão celular, sabe também, que as células normais formam os nossos tecidos e são capazes de se multiplicarem através de um processo natural. Assim, elas crescem, multiplicam-se e morrem de forma ordenada, de acordo com seu local, tipo e função. Por exemplo, os neurônios nunca se dividem. Mas não é esse o nosso foco. Voltando…

Oncogênese

O processo de formação do câncer, que pode ocorrer de forma lenta, levando anos para que origine um tumor visível.

As células cancerosas, não morrem, continuam crescendo de forma incontrolável, formando novas células anormais.

Em resumo, o que acontece é que uma célula com material genético (DNA) alterado recebe instruções erradas sobre suas funções. Por exemplo, os genes especiais – proto-oncogenes que estão inativos nas células normais, e transformam-se em oncogenes ou células cancerosas (malignação das células normais).

Fonte imagem: ilustração de Mariana F. Teles (INCA).

Importante saber também, que existem os genes supressores de tumor, eles reduzem a probabilidade de uma célula mutada se tornar um tumor. Tanto eles, quanto os proto-oncogenes (aceleradores), são expressos em células que estão modificadas geneticamente.

Tipos de Oncogênese

  • Carcinogênese espontânea: fatores genéticos e hereditários, ou seja, o indivíduo carrega essa característica genética de modificação celular.
  • Carcinogênese provocada: relacionada à exposição do indivíduo aos agentes carcinógenos. Por exemplo, quanto maior a exposição solar, maior chance de desenvolver câncer de pele.

Processo de Formação Celular do Câncer

São três estágios de desenvolvimento.

Oncogênese
Fonte imagem: adaptação da ilustração de Mariana F. Teles (INCA).

A oncogênese pode apresentar um período de latência que vária com a intensidade do estimulo carcinogênico, a presença ou não dos agentes oncoiniciadores, oncopromotores e oncoaceleradores. Bem como, o tipo e a localização primária do câncer.

O agente oncoacelerador ou carcinógenos, são fatores que promovem os estágios de iniciação ou progressão. O fumo por exemplo, é um agente carcinógeno completo, visto que, este possui componentes que atuam nos três estágios.

Tipo de Crescimento Celular

A proliferação celular pode ser de forma ordenada ou desordenada. Sendo ordenada quando o aumento é localizado e autolimitado, como as hiperplasias, metaplasias e displasias. E desordenada, quando ocorre bom… desordenada e autônoma.

Referências:

ABC do câncer: abordagens básicas para o controle do câncer / Instituto Nacional de Câncer (2011).

Fisiopatologia do Câncer, COFEN (2015).

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.